segunda-feira, 7 de abril de 2014

Análise de obras Realistas de Gustave Courbet - 8º Ano

1. Courbet com o Cão Negro (1842):

Esta obra é realizada por Gustave Courbet durante o seu período de estudos de arte, em Paris. Neste auto-retrato, marcadamente românticaGustave Courbet se idealiza como um aristocrata rural. “Courbet com o Cão Negro” é sua primeira obra aceita no Salão de Paris.
Retrato-com-o-Cão-Negro-(1844)

2. O Retrato de Boudelaire (1848-1849):

Pintura de ruptura na trajetória de Gustave Courbet, assinala a sua transição do movimento romântico para o realismo. A obra, pintada em largas placas de cor, é considerada inábil pelos críticos da época.
Portrait of Charles Baudelaire, 1848-1849

3. Enterro em Ornans (1849):

Gustave Courbet, jocosamente, chamava este tela de “Enterro do Romantismo”. O artista utiliza uma tela de grandes dimensões (3,15m x 6,68m) para retratar um evento prosaico, o funeral de um habitante de sua cidade natal. “Enterro em Ornans” é considerada uma das obras mais importantes do movimento realista.

4. Os Quebradores de Pedras (1850):


Gustave Courbet acreditava que a arte era capaz de transmitir mensagens de forma poderosa. Assim, muitos de seus quadros são denúncias sociais e reflexões sobre as condições de vida do homem comum. O quadro “Os Quebradores de Pedra”, infelizmente,foi destruído durante um bombardeio aliado à cidade de Dresden, na Alemanha.

5.Peneiradoras de Trigo (1854-1855):

Ao se ocupar de temas triviais, Gustave Courbet era constantemente acusado de ser um artista sem imaginação. Sua pintura, diziam os detratores, podia ser perfeitamente substituída por uma fotografia. É um erro, no entanto, entender o realismo como uma cópia fiel da realidade. As pinturas realistas são visões particulares de um artista, que seleciona um tema e realça o que lhe parece apropriado.
The Wheat Sifters, 1854-1855

6. O Ateliê do Artista (1855):

No centro da tela, aparece o próprio Gustave Courbet pintando uma paisagem, sob o olhar atento de um menino e da uma mulher nua, que representa a realidade. Esta tela, recusada pela “Exposição Universal de Paris”, foi exposta no “Pavilhão do Realismo”, considerada a primeira mostra individual de um artista na história da arte.

7. O Sono ou A Preguiça e a Luxúria (1866):

A carnalidade das mulheres de Gustave Courbet irritava os pintores românticos. As mulheres de Gustave Courbet eram consideradas vulgares, e seus corpos, monstruosos. As telas realistas contrastavam com o tom lúdico e escapista das obras românticas.
O-Sono-ou-A-Preguiça-e-a-Luxúria-(1866)

Nenhum comentário:

Postar um comentário